FORENSIC EXAMINER EXPERT

A forensic document examiner refers to a person who studies all aspects of a document to determine its authenticity

Ditado Francês

Il ne faut pas juger de l'arbre par l'écorce... Não julgue a árvore pela casca...Do not judge the tree by the bark..

Map - 3D

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Como Presidente da APERJ - Associação dos Peritos do Estado do Rio de Janeiro, enviei esta correspondência para o jornal O GLOBO

CONSIDERANDO A MATÉRIA PUBLICADA NO JORNAL O GLOBO NO DIA 11/06/2013, INTITULADA: "FONOAUDIÓLOGA DESVENDA CASOS ATRAVÉS DE ESCUTAS TELEFÔNICAS"https://www.facebook.com/photo.php?fbid=467183586696820&set=a.423827751032404.1073741829.423094684439044&type=1&ref=nf


  ESCREVI A SEGUINTE CORRESPONDÊNCIA PARA A REPÓRTER RESPONSÁVEL PELA MATÉRIA, PEDINDO O DIREITO DE RESPOSTA:

                Venho, como Presidente da APERJ – Associação dos Peritos do Estado do Rio de Janeiro, pedir o direito de resposta à entrevista veiculada na data de 11/06/2013, intitulada “Fonoaudióloga desvenda casos que chegam ao MP através de escutas(http://oglobo.globo.com/rio/fonoaudiologa-desvenda-casos-que-chegam-ao-mp-atraves-de-escutas-8647658#ixzz2Vuqykizx).

                Cabe esclarecer que o fato de um jornal do porte do Globo ter realizado uma reportagem completamente desvinculada da verdade e tendenciosa, certamente levará o leitor a acreditar no seu conteúdo.

                Em primeiro lugar, cabe frisar que os cargos de Peritos Oficiais são PRIVATIVOS da Polícia Técnico-Científica, que integra a Secretaria de Segurança Pública.

                O ingresso na carreira se faz, obrigatoriamente, por difícil e disputado concurso público, tanto para Perito Criminal quanto para Perito Legista (Lei nº 3586 de 21 de Junho de 2001).



                O Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE) possui em seus quadros Peritos tecnicamente capacitados em Fonética Forense e com atribuição legal para exercer esta função, sendo equivocada a alegação da entrevistada, que afirma “Só no MP há profissionais especializados. Nenhuma polícia tem.”.

                Os Peritos Criminais lotados no ICCE participaram, no período de 2006 a 2009, do curso ministrado em parceria com a Polícia Federal, Secretaria Nacional de Segurança Pública – SENASP e as Secretarias de Segurança dos Estados e do Distrito Federal.

                Além disso, desde 2010 o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro decidiu que a perícia de voz e imagem devem ser realizadas pelo ICCE (Aviso 38/2010 do TJRJ).

                Desta forma, posso garantir que o ICCE possui Peritos Criminais Oficiais aptos a realizarem os exames mencionados na reportagem.

                Como representante de classe recebi inúmeros e-mails e telefonemas de Peritos Oficiais insatisfeitos e até mesmo indignados com a matéria, uma vez que a repórter não teve sequer o cuidado de ouvir os Peritos, como requer a boa técnica jornalística e como previsto no respectivo código de ética.

                Por estas razões venho solicitar a correção do conteúdo da referida reportagem, por não traduzir a verdade.

                Atenciosamente,


                        Denise Gonçalves de Moraes Rivera
                                          Presidente da APERJ

2 comentários:

  1. Luiz Fernando Bandeira12 de junho de 2013 às 21:56

    Parabéns Denise, pela bem elaborada resposta em defesa da Perícia do nosso Estado. Na oportunidade expresso a minha admiração e orgulho por tanto aprendizado que tive com você.
    Saudações.

    ResponderExcluir
  2. Agradeço por seu incentivo, Fernando! Espero mostrar o trabalho técnico qualificado que fazemos na Perícia Oficial, que tantos tentam desmerecer com a intenção de ocupar o lugar que é nosso, por direito.

    ResponderExcluir