FORENSIC EXAMINER EXPERT

A forensic document examiner refers to a person who studies all aspects of a document to determine its authenticity

Ditado Francês

Il ne faut pas juger de l'arbre par l'écorce... Não julgue a árvore pela casca...Do not judge the tree by the bark..

Map - 3D

sexta-feira, 23 de março de 2012

Como reconhecer um psicopata?



COMO SABER SE AQUELA PESSOA QUE ESTÁ PERTO DE VOCÊ É UM PSICOPATA? (PODE SER UM VIZINHO, UM AMIGO, UM PARENTE...)

- Eloqüência e encanto superficial
(...) o observador atento vê que eles (os psicopatas) são muito superficiais e nada sinceros, como se estivessem lendo mecanicamente um texto.

- Egocentrismo e grandioso sentido da própria vida
O psicopata tem uma auto-estima muito elevada, um grande narcisismo, um egocentrismo fora do comum e uma sensação onipresente de que tudo lhe é permitido. (...) Se crê um ser superior regido por suas próprias normas. (...) Procura controlar os outros e parece incapaz de compreender que haja pessoas com opiniões diferentes das suas.

- Falta de remorsos ou de sentimentos de culpa
Os psicopatas não experimentam preocupação alguma pelos efeitos de seus atos nos outros e às vezes manifestam isso claramente. (...) Quando se desculpam, é apenas para passar uma boa imagem de si mesmos; suas palavras anteriores e posteriores, além de seus atos, normalmente contradizem tal arrependimento.

- Falta de empatia
O psicopata não pode colocar-se no lugar dos demais, salvo em um sentido puramente intelectual; não pode entender o que sentem as pessoas diante das experiências da vida. (...) Têm condutas que prejudicam gravemente os que os rodeiam. (...)

- Talento para mentiras e manipulações
Mentir, enganar e manipular são talentos naturais para o psicopata. Quando é demonstrado o seu embuste, não se embaraça; simplesmente muda a sua história ou distorce os fatos para que se encaixem de novo. "O resultado é um conjunto de frases contraditórias e um ouvinte completamente confuso" (citando R Hare, Without conscience). (...) Mas qualquer que seja o que coloca em prática, sempre será com um estilo frio e desavergonhado.

- Emoções superficiais
Os psicopatas parecem possuir uma incapacidade flagrante para sentir de modo profundo a categoria completa das emoções humanas.

- Falta de responsabilidade
Simplesmente, aos psicopatas não importam as conseqüências negativas de seus atos.

Fonte:

“O Psicopata – Um camaleão na sociedade atual”, do autor Professor titular da Universidade de Valência, Espanha, Vicente Garrido.

2 comentários:

  1. Excelente artigo!

    Tive um colega de faculdade assim: traiçoeiro, mentiroso e invejoso. Todos o chamavam de psicopata, inclusive o pai; era extremamente perverso, adorava fazer as pessoas sofrerem, furtava, inventava mentiras, falava mal de todo mundo, inclusive da própria mãe e de pessoas que acabara de conhecer quando mal davam as costas; provocava brigas, intrigas. Tudo de forma gratuita, era doentio. Entre suas características: era disléxico, gostava de propalar suas maldades em rodas de conhecidos como se fossem grandes feitos (talvez com o fito de isentá-lo de pagar a bebida que consumia), não pagava nenhuma conta ou dívida, não sentia remorso nem compaixão, possuía baixa capacidade acadêmica e profissional (além de baixa estatura). O artigo acima descreve como ele era, tentava ser agradável e sua eloquência era artificial.

    ResponderExcluir
  2. Você está certo! essas pessoas são muito perigosas, envolventes, e fazem qualquer coisa para obterem o que querem. Nunca medem esforços e atropelam tudo o que estiver no seu caminho. O ideal é reconhecê-los e manter-se bem longe deles.

    ResponderExcluir